Fazenda Chaparral - desde de 1975
 

Notícias

2014-05-14

Dieta do leite: estudos mostram a influência do iogurte no emagrecimento

Uma pesquisa realizada por cientistas dos Estados Unidos, comprovou que indivíduos que ingerem cálcio proveniente de leite e laticínios de baixo teor de gordura (lowfat dairy), perdem 69% a mais de gordura corporal, quando submetidos a dietas alimentares de poucas calorias, se comparados àqueles que não consomem laticínios. A descoberta, feita pelo pesquisador Michael Zemel, Ph.D., professor, chefe do departamento e diretor de Nutrição do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, em Knoxville, Tennessee (EUA).

Os resultados da “dieta do leite”, como acabou sendo batizada, deixaram os pesquisadores participantes do encontro boquiabertos e trouxeram um novo ânimo, especialmente para a população norte-americana, que soma nada menos que 97 milhões de pessoas acima do peso ideal. A descoberta pela pesquisa de Michael Zemel sobre a influência do cálcio do leite e dos derivados lácteos e o processo de emagrecimento começou em 1988, e quase por acaso, pois Zemel desenvolvia um outro estudo, com homens afro-americanos, analisando a influência de uma dieta rica em laticínios sobre a redução da hipertensão. Os indivíduos, que permaneceram em teste durante um ano, consumiam dois copos de iogurte por dia.

A conclusão, para surpresa do pesquisador, foi que ao final do período de experimentação o grupo não só havia conseguido reduzir a pressão sangüínea, como apresentara perda de peso. A descoberta inusitada suscitou novos testes e pesquisas. Zemel passou a analisar a influência da ingestão de cálcio sobre o processo de perda de peso em testes efetuados com ratos em laboratório. Os animais foram divididos em quatro grupos e submetidos a dietas semelhantes – em termos de gorduras, proteínas e carboidratos – e programas de exercícios físicos, variando-se apenas a quantidade de cálcio oferecida a cada grupo, na forma de leite em pó desnatado. Ao final do experimento, o grupo de animais que havia consumido quantidade extra de cálcio havia perdido 60% a mais de gordura corporal e 25% a mais de peso, comparado aos demais grupos. Os Experimentos com humanos posteriormente, os testes foram realizados com humanos.

Durante seis meses, 34 adultos obesos foram designados aleatoriamente para um dos 2 grupos de dieta. O primeiro grupo, que incluiu iogurte light, consumiu cerca de 1.100 mg de cálcio por dia, com 3 porções do iogurte. O outro grupo de controle consumiu apenas 500 mg de cálcio, diariamente.Todos os indivíduos receberam dietas individualizadas, que forneciam 500 calorias a menos do que consumiam normalmente. O peso do corpo e a pressão sangüínea foram verificados semanalmente e a composição corporal total foi avaliada antes e depois das 24 semanas.

Resultados

Os indivíduos que incluíram o iogurte light como parte da dieta perderam significativamente mais peso quando comparados com outros que simplesmente reduziram as calorias. As pessoas que consumiram iogurtes perderam 22% a mais de peso, 61% a mais de gordura corpórea e 81% a mais de gordura abdominal durante o estudo de 24 semanas. A dieta rica em cálcio ajudou os participantes a perder mais de uma polegada em torno da cintura comparados àqueles que consumiram dieta pobre em cálcio. Após o período de observação, todos os voluntários haviam emagrecido. Porém, aqueles que aderiram à dieta do leite haviam perdido quase 70% a mais de peso se comparados aos que não aderiram à dieta. Foram 8,5 quilos a menos, contra 5 quilos do grupo que não consumiu laticínios.

Explicação

Uma dieta pobre em cálcio parece estimular a produção de enzimas que no tecido adiposo que favorece a entrada de gorduras nas células e diminui a atividade das enzimas que queimam gordura. O resultado são células cheias de gordura. Quando há ausência de cálcio no organismo os níveis do hormônio calcitriol são elevados. Entre outros efeitos, o calcitriol bloqueia os mecanismos que causam a quebra da gordura e, o que é pior, ativa os mecanismos que a geram. Uma dieta rica em laticínios de baixo teor de gordura, em função do aumento da ingestão de cálcio pelo organismo, afeta o modo como as células trabalham, fazendo com que elas armazenem menos gordura e ativem os mecanismos que provocam a eliminação da gordura já acumulada. Quando há uma boa quantidade de cálcio no sangue, as células adiposas (aquelas que acumulam gorduras) recebem uma mensagem para deixar de armazenar gordura e começar a queimá-la.

Recomendação

A ingestão de cálcio através dos laticínios é recomendada, principalmente, para assegurar um desenvolvimento adequado e a manutenção dos tecidos ósseos, sendo imprescindível para o crescimento e a prevenção da osteoporose. Os resultados da pesquisa realizada pelo Dr. Zemel são bastante animadores, porém é preciso mais estudos para comprovar esse novo papel do cálcio.

Fonte: http://kilorias.band.uol.com.br/2012/10/dieta-do-leite-estudos-mostram-a-influencia-do-iogurte-no-emagrecimento/

Receba em sua casa produtos! Dispomos de rotas de distrubuição que cobrem toda a grande Natal.

Cadastre-se e agende a sua entrega! Sem taxa de entrega. Entregamos a partir de uma unidade de qualquer linha.

Doce de Coalhada

Um doce de leite diferente e muito especial.
Feito com leite azedo!

Receita
Todas as Receitas

Gostos dos nossos produtos?
Você encontra nossos produtos nos melhores armazéns, mercadinhos e padarias. Em breve estaremos disponibilizando todos os nossos pontos de venda!

Leite Chaparral
Iogurtes
Coalhadas
Sobremesas
Manteiga da Terra
Leite Chaparral
Iogurtes
Coalhadas
Sobremesas
Manteiga da Terra

 
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nosso informativo.
Rua Romualdo Galvão, 1632 - Lagoa Seca - Natal/RN
Fone (84) 3211-6730 | contato@chaparral.com.br
© Fazenda Chaparral - 2010 - Todos os direitos reservados.